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Reputação
Ruptura :: Sessões :: Regras Universais
Power Rangers: Ruptura
Reputação
Em Power Rangers: Ruptura, o sistema de reputação oferece uma camada adicional de profundidade, incentivando os jogadores a considerar cuidadosamente as ações de seus personagens e suas consequências no mundo vasto e desconhecido onde vivem. A reputação de um personagem é uma medida crucial de suas realizações, conexões e impacto no mundo. À medida que os personagens avançam em suas jornadas, enfrentando desafios, derrotando inimigos e formando alianças, eles acumulam reputação que reflete suas proezas e influência. A reputação de um personagem é representada por um valor numérico, variando de positivo a negativo:
Zero: Indica completo anonimato. O personagem é desconhecido, sem feitos notáveis ou reconhecimento.
Valores Positivos: Refletem a notoriedade crescente. Quanto maior o valor, mais famoso é o personagem, conhecido por suas habilidades, vitórias e contribuições positivas.
Valores Negativos: Representam má reputação. Personagens com reputação negativa são temidos ou desprezados devido a ações malignas, traições ou outros comportamentos condenáveis.
Ganhando e Perdendo Reputação
Ganho de Reputação: Quando um personagem realiza uma ação significativa, o narrador pode atribuir pontos de reputação que variam de 1 a 10, dependendo da importância da ação:
Ações Menores (+1 a +3 pontos):
Ações Notáveis (+4 a +6 pontos):Realizar tarefas comunitárias simples.
Ajudar um companheiro ou NPC em uma situação de perigo moderado.
Vencer uma batalha contra inimigos menores.
Ações Heroicas (+7 a +10 pontos):Completar missões de dificuldade média.
Salvar um grupo de pessoas de um perigo significativo.
Obter a tutela de um mestre renomado.
Vencer uma batalha crucial contra inimigos poderosos.
Salvar uma cidade ou local amplo ou uma grande quantidade de pessoas.
Desempenhar um papel fundamental na resolução de um grande conflito.
Perda de Reputação: Da mesma forma, personagens podem perder pontos de reputação se realizarem ações negativas, com a perda variando de -1 a -10 pontos, conforme a gravidade da ação:
Ações Menores (-1 a -3 pontos):
Ações Significativas (-4 a -6 pontos):Roubar pequenas quantidades de dinheiro ou itens.
Prejudicar inocentes de forma moderada.
Mostrar desrespeito por figuras de autoridade.
Ações Graves (-7 a -10 pontos):Cometer atos de violência desnecessária.
Trair a confiança de aliados ou companheiros de equipe.
Danificar propriedades ou recursos comunitários importantes.
Matar inocentes deliberadamente.
Cometer traição em larga escala.
Realizar ações que resultem em destruição significativa ou mortes em massa.
Exemplos de Ganho e Perda de Reputação
Power Rangers e seres de boa índole:
Libertar uma cidade de forças malignas (Ação Heroica): +10 pontos.
Resgatar um companheiro de uma situação perigosa (Ação Notável): +5 pontos.
Ajudar pessoas e seres com tarefas diárias (Ação Menor): +2 pontos.
Evil Rangers e seres de má índole:
Realizar experimentos em pessoas e seres (Ação Grave): -10 pontos.
Trair uma grande instituição que faz parte (Ação Significativa): -10 pontos.
Roubar informações e vender ou repassar (Ação Menor): -3 pontos.
Localidade e Cultura
A cultura e as normas locais influenciam como as ações dos personagens são percebidas. O que pode ser considerado heroico em uma região pode ser visto de maneira completamente diferente em outra. O narrador e o jogador devem levar em consideração a localização e a cultura ao determinar as reações das outras pessoas e seres às ações do personagem. Os pontos de reputação, sejam eles positivos ou negativos, determinam o nível de reconhecimento e a maneira como um personagem é tratado nas diferentes regiões:
20 Pontos de Reputação:
Reputação Positiva: O personagem é amado na cidade onde habita. As pessoas o tratam com grande respeito e admiração, oferecendo apoio e ajuda sempre que possível.
Reputação Negativa: O personagem é temido na cidade onde habita. As pessoas evitam interagir com ele, e as autoridades podem estar constantemente vigilantes em relação às suas ações.
50 Pontos de Reputação:
Reputação Positiva: O personagem é reconhecido e respeitado em toda a região em que habita. Eles são considerados heróis regionais e podem receber convites para missões importantes e ser honrados em eventos regionais.
Reputação Negativa: O personagem é reconhecido e temido em toda a região em que habita. Sua presença causa temor e desconfiança, e pode haver recompensas oferecidas por sua captura ou neutralização.
100 Pontos de Reputação:
Reputação Positiva: O personagem é reconhecido mundialmente. Eles são lendas vivas, respeitados e admirados em todas as regiões. Suas ações são conhecidas por todos, e eles podem influenciar eventos em escala global.
Reputação Negativa: O personagem é reconhecido mundialmente como uma ameaça. Sua má reputação se espalha por todas as regiões, e eles são temidos por todos. Governos e organizações podem se unir para combatê-los.
Considerações Regionais e Culturais
Regiões Conservadoras: Em regiões onde a ordem e a tradição são altamente valorizadas, ações que desafiam as leis ou tradições podem resultar em perda de reputação, mesmo que essas ações sejam moralmente boas em outras regiões.
Regiões Liberais: Em áreas onde a liberdade individual e a inovação são valorizadas, ações que promovem mudanças e desafiam o status quo podem ser vistas como heróicas, aumentando a reputação do personagem.
Regiões em Conflito: Em regiões afetadas por guerra ou conflitos, atos de bravura em batalha ou ações de misericórdia podem ser extremamente valorizados, resultando em grande aumento de reputação.
Regiões Pacíficas: Em regiões que prezam pela paz e harmonia, ações violentas, mesmo que justificadas, podem resultar em perda de reputação, enquanto atos de mediação e resolução pacífica de conflitos são altamente valorizados.
Efeitos e Consequências da Reputação
A reputação de um personagem desempenha um papel crucial na sua interação com o mundo ao seu redor. Tanto uma alta reputação quanto uma baixa reputação têm seus próprios benefícios e desafios. Vamos explorar como esses diferentes níveis de reputação afetam a jornada dos personagens.
Alta Reputação: Ter uma alta reputação, seja positiva ou negativa, pode abrir muitas portas e criar novas oportunidades para os personagens. No entanto, também pode atrair atenção indesejada de inimigos poderosos.
Benefícios da Alta Reputação Positiva:
Desafios da Alta Reputação Positiva:Abertura de Portas: Personagens com alta reputação positiva são frequentemente convidados para missões importantes e eventos especiais. Eles podem acessar áreas restritas e ganhar audiências com líderes e figuras de autoridade.
Aliados e Recursos: A reputação positiva atrai aliados dispostos a ajudar e fornecer recursos. Comerciante oferecem descontos, e mestres podem estar mais inclinados a treinar o personagem.
Respeito e Admiração: Ser reconhecido por suas boas ações pode levar a um tratamento preferencial e respeito generalizado por onde passam.
Benefícios da Alta Reputação Negativa:Atenção de Inimigos: Inimigos poderosos podem ver o personagem como uma ameaça e planejar ataques ou conspirações contra ele.
Altas Expectativas: Pessoas ao redor esperam constantemente que o personagem aja de forma heróica, o que pode ser exaustivo e limitar suas opções.
Desafios da Alta Reputação Negativa:Reputação Aterrorizante: Personagens com alta reputação negativa podem intimidar adversários e até obter submissão sem luta.
Aliados do Submundo: Podem atrair aliados e recursos de facções sombrias, como criminosos e mercenários.
Hostilidade e Perseguição: São constantemente perseguidos por caçadores de recompensas, heróis locais e forças da lei.
Desconfiança Geral: Mesmo aqueles que buscam ajuda podem trair o personagem, e o isolamento social pode ser severo.
Baixa Reputação Ter uma baixa reputação significa que o personagem é menos conhecido e pode passar despercebido na maioria dos lugares. No entanto, isso também pode dificultar a interação com outras pessoas.
Benefícios da Baixa Reputação :
Desafios da Baixa Reputação :Anônimato: Personagens podem operar com mais liberdade, sem atrair atenção indesejada. Isso é útil para missões de espionagem e infiltração.
Menos Expectativas: Podem agir de acordo com sua própria moralidade sem a pressão constante de expectativas externas.
Desconfiança e Hostilidade: Pessoas desconhecem suas intenções e capacidades, resultando em desconfiança e, às vezes, hostilidade.
Acesso Limitado: Podem ser impedidos de acessar certas áreas, informações ou missões que exigem um certo nível de reconhecimento.
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