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Desafios
Ruptura :: Sessões :: Regras Universais
Power Rangers: Ruptura
Desafios
No universo de Power Rangers, os inimigos que os Rangers enfrentam ao longo de suas jornadas são cruciais para definir os ganhos de experiência e o desenvolvimento das habilidades dos heróis. Para garantir uma progressão equilibrada e desafiante, é essencial estabelecer um padrão para o dano que os inimigos podem causar e para as capacidades que eles possuem. Além disso, fornecer explicações detalhadas sobre o que esses desafios podem executar durante as aventuras ajuda a preparar os Rangers para as batalhas que virão. Com essas diretrizes, os Rangers podem vivenciar melhor as batalhas, desenvolver estratégias eficazes e crescer em poder e habilidade ao longo de suas jornadas.
Vida: Define a vida dos desafios.
Atributos: define qual a pontuação dos desafios em seus atributos.
Dano das armas: Define o dano geral das armas dos desafios, desafios possuem apenas 1 arma sendo corpo a corpo ou a distância.
Classe de armadura: Define a classe de armadura dos desafios.
Habilidade: Desafios podem possuir habilidades a partir de determinados níveis. Essas habilidades se separam em alguns tipos:
Habilidade contínuas(aquelas que continuam tendo efeito após terem sido ativadas) dos NPC's são consideradas Habilidades de concentração. Cada NPC só pode ativar 1 habilidade de concentração por turno. Desafios lendários podem se concentrar em até 2 habilidades. As habilidades de concentração entram em recarga só quando desativadas.
Dano das Habilidades: Define quanto de dano as habilidades de dano podem causar.
Ação Lendária: É um recurso unicamente feito para NPCs. Usando uma ação lendária de um NPC o resultado de um dado deles pode ser mudado de um erro para um sucesso. O narrador só pode usar 1 ação lendária por turno e de apenas um único NPC e precisando ficar 3 turnos sem usar nenhuma ação lendária logo após utiliza-la.
Ataque: NPCs podem fazer 1 ataque por vez, porém, se eles estiverem lutando contra mais de um inimigo eles podem partir igualmente o dano pelo número de ataques que fará e atacar mais de um alvo. NPCs não podem ter skills de aplicar mais de um ataque por turno por questão de balanceamento.
Defesas: As defesas de NPCs funcionam exatamente como as de jogadores, através do dado de defesa. Não há limitações para habilidades defensivas exceto as já explicadas na parte de aspectos da ficha. Entretanto, no caso da CA do NPC é diferente. Se o NPC atacar a distância ele recebe um debuff de -3 de CA até o nível 5 e aumentando em -1 o debuff para cada 5 níveis(até nv 5 o debuff é -3, já do nv 6 a 10 -4, do nível 15 a 20 -5), porém, compensação ele aplica +10 de dano para cada 5 níveis (até nível 5 +10, 5 a 10 +20, 10 a 15 +30, 15 a 20 +40).
Energia: Não faz sentido contabilizar energia de monstros, já que, normalmente eles tem menos habilidades que os rangers e os gastos não afetariam eles tanto quanto os rangers. Em vez disso, todas as habilidades de NPC que não forem de utilidade tem uma CD de 3 turnos.
Ponto Fraco: No momento que a ficha do NPC é feita deve-se escolher um ponto fraco (atributo que receberá o um debuff). O debuff do atributo que é considerado o ponto fraco é que o valor deste atributo se torna 1 independente do nível do NPC (Exceto nível lendário, nesse nível, não há ponto fraco.).
Ou seja, você soma todos os níveis dos personagens que esta enfrentando e isso define um nível único que é o nível de dificuldade do desafio que você esta enfrentando. Apenas alguns casos específicos que se salvam, como por exemplo, os soldados rasos que 5 unidades equivalem a um único desafio nível um.
Para definir se o desafio NPC será fácil, médio ou difícil é só seguir a seguinte lógica:
1. De nível inferior(ou igual, se for nível 1), o desafio é considerado fácil.
2. De nível igual, ou, até 1 nível superior o desafio se torna médio.
3. Além de 1 nível acima de diferença o desafio se torna difícil.
4. Enfrentar um desafio que tenha até 3 níveis acima do seu nível de desafio ou mais(ou seja, soma os níveis do seu grupo inteiro), garante um desafio Extremo. Desafios extremos dão o dobro de XP.
Aspectos da Ficha
Vida: Define a vida dos desafios.
Atributos: define qual a pontuação dos desafios em seus atributos.
Dano das armas: Define o dano geral das armas dos desafios, desafios possuem apenas 1 arma sendo corpo a corpo ou a distância.
Classe de armadura: Define a classe de armadura dos desafios.
Habilidade: Desafios podem possuir habilidades a partir de determinados níveis. Essas habilidades se separam em alguns tipos:
►Dano: A habilidade apenas causa dano. As habilidades que causam dano são separadas em Dano I, II e III.
As que causam dano I tem a recarga de 2 turnos e causam metade do dano de habilidade do NPC.
As que causam dano II causam o valor do dano de habilidade do NPC porém tem recarga de 4 turnos.
Já a de dano III é limitada a um por NPC e apenas NPCs acima do nível 10. Essas habilidades recarregam após 5 turnos porém ganham um bônus de, além do dano, causar um efeito:
dano contínuo(1/5 do dano é aplicado novamente nos próximos 3 turnos),
dano explosivo(o próximo ataque sobre quem sofrer com isso recebe +80 de bônus em área),
dano imobilizante(o alvo não pode se mover, mas ainda pode atacar).►Defesas: Essa habilidade ajuda ele a se proteger de alguma forma, podendo ser aumentando sua CA, ou, Curando [o aumento de CA é limitado a 1 ponto para cada 5 níveis (um personagem nível 5 pode ganhar +1 de CA, nível 10 pode ganhar até +2 de CA), já a cura, é limitada a +50 HP para cada 5 níveis].►Quebrar Armadura: Essa habilidade diminui a CA do seu oponente. Diminuir a CA é limitada a 1 ponto para cada 5 níveis exatamente igual a aumentar a CA.►Hit Chance: Essa habilidade aumenta a chance de acerto do próximo ataque, o quanto ela aumenta é limitado a 1 ponto para cada 5 níveis exatamente igual as anteriores.►Controle de combate: Uma habilidade de controle consegue atordoar um dos seus alvos fazendo com que ele perca a ação do próximo turno. Essas habilidades tem o cooldown dobrado, entretanto, ao custo de 1 ação lendária é possível utilizar uma habilidade de controle mesmo estando em recarga. (não causam dano se causarem controle).►Controle de campo: São habilidades que não afetam o oponente mas algum aspecto do mapa ao redor dele. Essas Habilidades não podem ser muito opressivas por regra (algo como impedir eternamente o alvo de se mover) mas podem alterar a composição do mapa dentro das limitações que o NPC apresentar.►Utilidade: Habilidades de utilidade são as que não incluem exatamente o combate e nem ajudam nele diretamente, mas ainda podendo ser úteis de forma geral (Ex:. Ter um faro apurado para achar os inimigos, possuir um drone que pode detectar mentiras e etc).
Habilidade contínuas(aquelas que continuam tendo efeito após terem sido ativadas) dos NPC's são consideradas Habilidades de concentração. Cada NPC só pode ativar 1 habilidade de concentração por turno. Desafios lendários podem se concentrar em até 2 habilidades. As habilidades de concentração entram em recarga só quando desativadas.
Dano das Habilidades: Define quanto de dano as habilidades de dano podem causar.
Ação Lendária: É um recurso unicamente feito para NPCs. Usando uma ação lendária de um NPC o resultado de um dado deles pode ser mudado de um erro para um sucesso. O narrador só pode usar 1 ação lendária por turno e de apenas um único NPC e precisando ficar 3 turnos sem usar nenhuma ação lendária logo após utiliza-la.
Mecânicas Únicas de NPC
Ataque: NPCs podem fazer 1 ataque por vez, porém, se eles estiverem lutando contra mais de um inimigo eles podem partir igualmente o dano pelo número de ataques que fará e atacar mais de um alvo. NPCs não podem ter skills de aplicar mais de um ataque por turno por questão de balanceamento.
Defesas: As defesas de NPCs funcionam exatamente como as de jogadores, através do dado de defesa. Não há limitações para habilidades defensivas exceto as já explicadas na parte de aspectos da ficha. Entretanto, no caso da CA do NPC é diferente. Se o NPC atacar a distância ele recebe um debuff de -3 de CA até o nível 5 e aumentando em -1 o debuff para cada 5 níveis(até nv 5 o debuff é -3, já do nv 6 a 10 -4, do nível 15 a 20 -5), porém, compensação ele aplica +10 de dano para cada 5 níveis (até nível 5 +10, 5 a 10 +20, 10 a 15 +30, 15 a 20 +40).
Energia: Não faz sentido contabilizar energia de monstros, já que, normalmente eles tem menos habilidades que os rangers e os gastos não afetariam eles tanto quanto os rangers. Em vez disso, todas as habilidades de NPC que não forem de utilidade tem uma CD de 3 turnos.
Ponto Fraco: No momento que a ficha do NPC é feita deve-se escolher um ponto fraco (atributo que receberá o um debuff). O debuff do atributo que é considerado o ponto fraco é que o valor deste atributo se torna 1 independente do nível do NPC (Exceto nível lendário, nesse nível, não há ponto fraco.).
Nivelando os Encontros
Somas dos níveis dos desafios = Nível da dificuldade
Ou seja, você soma todos os níveis dos personagens que esta enfrentando e isso define um nível único que é o nível de dificuldade do desafio que você esta enfrentando. Apenas alguns casos específicos que se salvam, como por exemplo, os soldados rasos que 5 unidades equivalem a um único desafio nível um.
Para definir se o desafio NPC será fácil, médio ou difícil é só seguir a seguinte lógica:
1. De nível inferior(ou igual, se for nível 1), o desafio é considerado fácil.
2. De nível igual, ou, até 1 nível superior o desafio se torna médio.
3. Além de 1 nível acima de diferença o desafio se torna difícil.
4. Enfrentar um desafio que tenha até 3 níveis acima do seu nível de desafio ou mais(ou seja, soma os níveis do seu grupo inteiro), garante um desafio Extremo. Desafios extremos dão o dobro de XP.
Tabela de Desafio Civil
Nível | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
Vida | 150 | 210 | 300 | 360 | 720 | 825 | 930 | 1035 | 1140 | 1245 |
Atributos | 3 | 4 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |
Dano(armas) | 70 | 85 | 100 | 115 | 130 | 145 | 160 | 175 | 190 | 205 |
CA | 14 | 14 | 15 | 16 | 17 | 17 | 18 | 18 | 18 | 19 |
SKILLSLOTS | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 | 4 | 5 | 5 | 5 | 6 |
DANO DE SKILL | 0 | 0 | 0 | 0 | 300 | 350 | 400 | 450 | 480 | 500 |
AÇÕES LENDÁRIAS | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 1 | 2 | 2 |
Nível | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | Lendário |
Vida | 1350 | 1455 | 1560 | 1665 | 1770 | 1875 | 1980 | 2085 | 2190 | 2295 | 3500 |
Atributos | 11 | 12 | 13 | 13 | 14 | 14 | 14 | 15 | 15 | 15 | 16 |
Dano(armas) | 220 | 235 | 250 | 265 | 280 | 295 | 310 | 325 | 340 | 370 | 450 |
CA | 19 | 19 | 19 | 20 | 20 | 21 | 21 | 22 | 23 | 23 | 25 |
SKILLSLOTS | 6 | 6 | 7 | 7 | 7 | 8 | 8 | 8 | 8 | 9 | 10 |
DANO DE SKILL | 550 | 600 | 650 | 680 | 700 | 720 | 750 | 780 | 800 | 850 | 1000 |
AÇÕES LENDÁRIAS | 2 | 3 | 3 | 3 | 4 | 4 | 4 | 5 | 5 | 5 | 6 |
Tabela de Desafio Tamanho Gigante
NÍVEL | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
VIDA | 900 | 960 | 1200 | 2400 | 2700 | 3000 | 3900 | 4200 | 4500 | 4800 |
ATRIBUTOS | 3 | 4 | 4 | 4 | 5 | 5 | 5 | 6 | 6 | 6 |
DANO DAS ARMAS | 200 | 300 | 450 | 550 | 640 | 690 | 725 | 725 | 725 | 800 |
CA | 12 | 12 | 13 | 13 | 13 | 14 | 14 | 15 | 15 | 16 |
AÇÕES LENDÁRIAS | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 1 | 1 | 2 | 2 |
NÍVEL | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |
VIDA | 5700 | 6000 | 6300 | 6600 | 6900 | 7200 | 7500 | 8000 | 8700 | 9000 | 12000 |
ATRIBUTOS | 7 | 7 | 7 | 8 | 8 | 8 | 9 | 9 | 9 | 10 | 12 |
DANO DAS ARMAS | 800 | 850 | 900 | 900 | 900 | 950 | 1000 | 1000 | 1000 | 1000 | 1200 |
CA | 16 | 17 | 17 | 18 | 18 | 19 | 19 | 20 | 20 | 21 | 24 |
AÇÕES LENDÁRIAS | 2 | 2 | 3 | 3 | 3 | 3 | 4 | 4 | 4 | 5 | 6 |
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